samedi 26 décembre 2009

A Liberdade parisiense

O título deste ficou um tanto quanto filosófico, e você já deve estar imaginando que eu vou falar sobre os princípios da libertée, igualitée et fraternitée.... mas não meu caro leitor, a Liberdade que me refiro é outra: é o famigerado bairro nipônico em São Paulo.

Enfim, pra quem não conhece Paris, uma breve explicação: a cidade é dividida em 20 regiões, chamadas de arrondissement; cada um deles é como um pequeno distrito, tendo direito até a prefeituras. Dentro de cada um deles têm-se diversos bairros, eu moro na Butte aux Cailles, no 13° arrondissement, e esse bairro é conhecido por ser cheio de restaurantes e bares. Mas o que eu vou falar é do bairro mais famoso do meu arrondissement: o "quartier asiatique" (em português"bairro asiático")

Quando vc pensa em coisas asiáticas, a primeira coisa que lhe vem na cabeça é o que? Claro, gente cabeçuda de olhos puxados, kamehameha e putaria bizarra (quem sabe o que é hentai entende do que falo). E vc já imagina que o Della deve se deliciar em muito sushi nos restaurantes japoneses.... exatamente onde vem o erro: japonês em Paris é turista! Ae vc vem me dizer, então quem raios são esses asiáticos? É meu senhor, aqui falou em oriental, é principalmente nos chineses e vietnamitas que vc pensa (e tb Laoenses e Cambojanos)!

Bem diferente da Liberdade, aqui são poucas as lojas de bugiganga oriental - eu conheço uma loja japonesa de colecionáveis mas é a única coisa - o carro chefe do oriente por essas bandas é exatamente a comida! E bom, pra quem conhece Paris sabe, aqui se vc diz um restaurante por esquina vc está arredondando bem pra baixo a média, e no quartier asiatique é muito, muito mais! Vc vê coisa de 5 restaurantes vietnamitas uns ao lado dos outros, várias lojas de congelados orientais (onde vc consegue encontrar todas as maravilhas do mundo tropical que vc conhece do Brasil, mas à vietnamita), supermercados chineses onde vc compra coisas orientais muito baratas, açougues especializados... enfim, é um paraíso gastronômico pra quem gosta da cozinha oriental!

E sendo eu um amante de comida, logicamente fui ver qualéquiéra. Com ajuda de meu futuro colega de quarto, um franco-vietnamita, fui experimentar a cozinha do sudeste asiático. E você nem espere sushi, ou nada perto disso. Vc pode até pedir algo com peixe, mas lá o povo gosta mesmo é de carne de porco e de frango, acompanhado com arroz feito com nada mais que água. E como é bom, a cozinha lá é dita ser muito "perfumada", os temperos e molhos feitos à base de ervas, com sabores que misturam salgado, doce, azedo; e ah, claro, muita pimenta, desde de molhinhos gostosos à pimenta fresca que se vc põe no prato vc não come mais nada.

Depois, ainda resolvemos experimentar um pato feito no estilo chinês, feito com mel e meio purucado: simplesmente delicioso. E devo dizer, isso é com certeza meio gore, mas se for comer, não se esqueça de pedir pra te darem uma cabeça extra. Além de vc ganhar uma piadinha copy paste de "comprei um pato mutante de duas cabeças", vc ainda leva em dobro uma das partes mais gostosas do bicho. No começo vc vai achar bizarro ficar olhando pra cara do pato morto com o bico aberto, mas quer saber, depois come que nem um bárbaro. Lucas que o diga ;)



Então é isso minha gente. Como não tenho tanto o que fazer, ababa-se o meu terceiro post da semana. Só não acostumem, isso é só pq estou de férias (e ela acaba dia 3)

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire