samedi 19 décembre 2009

Il neigeait

Talvez alguns de vcs que estudaram francês podem se lembrar do título do texto: ele era título de um texto do primeiro livro do Forum (tá, eu sei que Tout va bien é muito mais hype, mas eu sou old school), e contava sobre uma nevasca que tinha atingido a França, causando engarrafamentos e causaria, e acabando com a vida das felizes pessoas que só queria viajar durante as férias de Natal... pois bem, não tenho nem ideia do pq, este é o texto que eu mais lembro do livro. Provavelmente é pelo título em si ("il neigait" traduzido literalmente viraria "Ele nevava"; como francês não tem sujeito indeterminado vc sempre tem que colocar o artigo da terceira pessoa), mas enfim, mal sabia que aquilo era um sinal...
Lá está o Della indo feliz e contente para Londres, ia ficar num albergue do lado da King's Cross, passar uns dias chuvosos (e "nevosos") na cidade da neblina eterna, comprar um All Star xadrez pra ficar com cara de indie.... passando por Calais (última cidade francesa antes do Canal), eu já estava contente pq a gente ia de ferry pra Londres, apreciando a vista dos Cliffs of Dover (e vc que pensava que era só o nome de uma música seu nerd jogador de GH)... ae começa, o trânsito estava andando devagarzíssimo (às 3h da manhã) cheio de caminhão jogando sal na estrada pra ela ficar menos escorregadia... eu pensei que ia aquilo seria normal, que era a fila pra gente pegar o Ferry pra atravessar o Canal. Mas ae do nada o ônibus resolveu parar num posto de gasolina pra não atolar na neve... e veio a notícia: devido à neve, o Ferry não podia atracar. E realmente o negócio tava feio - eu saí do busão pra dar uma olhada e tinha mais de 20cm de neve - e tivemos que ficar lá esperando o mar dar uma descongelada pra gente poder andar... e lá ficamos, num busão super confortável no qual a distância entre as poltronas era menor que metade da minha perna, sem contar que do lado tava o Lucas, que como eu tem mais de 1,80m e tb tinha que ficar de perna aberta (ui). E enfim, não só o ferry não abriu, como os trens que atravessam o eurotunel tb não funcionaram mais pq, pela primeira vez em 15 anos, 5 deles deram pane por causa da diferença de temperatura entre o interior e o exterior. E como os tiozinhos da história do livro, eu me fudi na minha querida viagem natalina....

Voltando da viagem, ainda fiquei ouvindo os franceses reclamando que eles deveriam era mudar pra um país que não tivesse essa merda branca, como o Brasil por exemplo.... bom, apesar de tudo ainda prefiro enfrentar esse frio maldito do que 40° e chuva no Brasil... mas ainda assim, a neve me pareceu bem mais legal no dia que eu vi ela pela primeira vez pelas janelas do meu quarto....

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire