lundi 12 avril 2010

Andar de bicicleta: essa é a minha Paris!

Começo o post já me desculpando: este título não é original, quem inventou a brincadeira não fui eu, mas de qualquer forma não poderia passar sem usá-lo...
A quem não entendeu, explico-me: existe um cara chamado Álvaro Garnero, que apresenta o programa 50por1 na Record, onde ele faz viagens pelo mundo. Eu nunca assisti nada dele além de vídeos aleatórios no youtube, mas eu sei que ele é conhecido pelo bordão "'alguma coisa', essa [ainda não] é a minha 'nome da cidade'". Enfim, inspirado pelo meu amigo Gabriel, nós começamos a usar esse bordão quando fazemos viagens (coisas como "escadas rolante, essa é a minha Bruxelas")... enfim, eu sei que você não viu graça, mas não importa...

Indo pro que importa: faz um bom tempo que eu queria voltar a andar de bicicleta, mas como sou um gordo sedentário procastinador nunca ia atrás disso... no Brasil eu não tinha bicicleta, e sei lá, mesmo que eu podendo pegar a da minha irmã, e de vez em quando as pessoas até me chamavam pra andar, mas eu nunca me sentia fortemente atraído a sair do meu vídeo-game pra ficar caindo e ralando o joelho por ae...
Mas aqui na França, já não dava pra dar mais desculpas. Em primeiro lugar, aqui existe um sistema de bicicletas, as famosas velib' que você pode pegar pela rua pra andar por ae. Pela módica quantia de 1 euro por dia (ou 29 por um passe anual), você tem direito a pegar qualquer bicicleta pela cidade (são + de 10000 espalhadas em + de 1000 pontos) e andar pelo período de 30 minutos, que são renováveis. Ou seja, desde que você faça um pit stop a cada 30 min, vc pode andar de bicicleta o dia todo por 1 euro =). E são boazinhas as bicicletas até, 3 marchas, freios bacanas, (normalmente) em bom estado....
Pra continuar, Paris é o lugar mais lindo que já vi na vida, mas já tava cansado de ter que ficar andando à pé pra ir ver as coisas... cansa e demora. E por fim, pro estágio que eu arrumei, compensa muito ir de bicicleta, já que ele é bem perto até de casa...

Mas ainda assim a preguiça nunca me deixava ir atrás andar sozinho... porém, último sábado o Gabriel teve a magnífica ideia de aproveitar que enfim essa cidade cinza tinha sol e estava quente pra que a gente desse uma andada por aqui. Então, bora fazer exercício brasileirada sedentária!
E no dia em si, tudo conspirou à favor da gente. O dia acordou com o ceu azulzíssimo como poucas vezes vi, uma agradável temperatura de 18°C que me deixou sair pela primeira vez em 4 meses sem nenhuma blusa (mas ainda assim, ainda não consegui colocar um short =/)... só faltava eu, depois de 12 anos sem subir numa bicicleta, conseguir ir pra frente...
E enfim a prova viva que o conhecido ditado é verdade: foi só dar a primeira pedalada que foi como se eu nunca tivesse parado de andar. Nenhum tombo, e mesmo andando do lado de carros em algumas horas, nenhum problema.
Aliás, Paris é ótima pra se andar de bicicleta. Todas as grandes ruas têm lugar reservado para bicicleta (apesar que ônibus e táxis podem usar tb), e alguns lugares têm ciclovias na calçada mesmo. Ainda por cima, os motoristas te respeitam, e só te passam de longe.
Enfim, ainda fizemos uma pausa pro almoço pra comer um crepe no P'tit Grec (se vc vier pra cá, já vou dizendo que é imperdível).
O saldo final: cara, fazia muito tempo que não me divertia tanto com coisas tão simples.

E pra todos (e principalmente todas) que sempre duvidaram: sim, eu sei andar de bicicleta, enfim está provado :P

Um abraço à todos, e espero os ver no Brasil ainda em julho se tudo der certo \o

4 commentaires:

  1. Grande Flávio,

    Está se divertindo no exterior, heim.

    Muito legal seu relato sobre a vida na Europa. Espero que possa ler em seu blog mais sobre as peculiaridades dos lugais aos quais você for!

    Abraço, Roger.

    RépondreSupprimer
  2. Della!
    Dahora o Blog!
    Espero que jajá eu esteja ai no seu lugar, ou até, junto com você...
    Quem sabe não consigo uma oportunidade no exterior também né?
    Grande iniciativa!

    Abraços!

    Ass: Lucas Hoogerbrugge (Capitão)

    RépondreSupprimer
  3. em lorena eu reso pra chegar viva. A quantidade de bicicletas aqui é meio que absurda, se não me engano é de 3 bikes por habitante, o que faz dessa maldita cidade a cidade com maior numero de bikes per capta do Brasil. Shit né?
    Pq os bicicleteiros não respeitam nada e eu ainda tenho q aguentar carros me xingando quando ELES erram. deliça.
    Quero andar de bike em Paris.

    RépondreSupprimer
  4. Poxa, o Delluxo andando de bike.
    Quem diria :*

    RépondreSupprimer